R.I.P. Bruce Brown

 

O mundo do surf perdeu pioneiro nesta semana. Conhecido principalmente pelo histórico The Endless Summer, o ícone Bruce Brown faleceu aos 80 anos em Santa Barbara. Brown foi um daqueles que marcou e contribuiu - e muito - para a documentação da história do surf. O californiano foi diretor de inúmeros filmes e merece ser lembrado como o exímio profissional, entusiasta e influenciador do surf. Selecionamos aqui algumas produções de Bruce para homenageá-lo.

R.I.P. Bruce Brown.

 

Slippery When Wet

Slippery When Wet foi a primeira produção de Bruce. O filme conta a história de cinco amigos indo para o Hawaii na viagem de suas vidas - vivendo com 100 doláres por mês. O filme ainda conta com uma faixa exclusiva na trilha sonora, feita por Bud Shank.

Seria possível viver com 100 doláres por mês hoje no North Shore de Oahu?

 

The Surfers Journal - Bruce Brown

Este episódio da série da Surfers Journal é inteiro sobre Bruce Brown e conta um pouco sobre a história do cinegrafista, suas influências e ideias, em uma entrevista íntima. O episódio já é velho, mas já era claro seu reconhecimento como o maior cinegrafista da época.

Bruce Brown foi o principal filmmaker das décadas de 50 e 60

 

Barefoot Adventures

Lançado em 1960, Barefoot Adventure é um bate-volta entre Califórnia e Hawaii, passando por picos lendários como Makaha - e Brown estava lá pra registrar tudo.

As raízes das produções audiovisuais do surf residem aqui

 

The Endless Summer

The Endless Summer é um clássico. E não só do surf - do cinema. O grande destaque da carreira de Bruce Brown como cinegrafista e diretor marcou uma geração de surfistas e estabeleceu um padrão de qualidade nos filmes de surf. A produção retrata Mike Hynson e Robert August viajando ao redor do mundo em busca do verão infinito. Nostálgico, inocente, mas um marco.

O filme na íntegra é pago - dá para comprar aqui e, se você ainda não viu, é obrigatório para qualquer surfista. Mas só o trailer já vale a pena.

A obra-prima de Bruce Brown